Contato

Para mais informações, preencha os campos abaixo e entraremos em contato. Se preferir, nosso telefone é: 55 11 3071-4515

  • Name
  • E-Mail

Imprensa

  • Yachting World, 1958

    Trecho de reportagem publicada na revista "Yachting World, 1958", falando sobre o lançamento do Tamarind.
  • Boating in Angra

    Matéria publicada no Financial Times - How to Spend It - Julho de 2014
  • Caça Submarina

    Matéria publicada no site Globo.com sobre a vida de Roberto Marinho -

Tamarind.Boat

História do Iate

Histórico de proprietários

1959 – 61  Dr. D. M. McDonald da Bridgnorth Royal Motor YC

1962 – 68  John Y. Sangster of South St, Londres W1 Royal Motor YC & Royal Thames YC

1969 – 70  International Marine & Forwarding Co Ltd

1971 – 07  Roberto Marinho Rio de Janeiro Yacht Club

Sobre os proprietários

Dr. Daniel McClean McDonald :: (1905 – 1991)

Dr. Daniel McClean McDonald, nascido em Fort William, Escócia em 1905, era graduado em Engenharia (Glasgow) e Medicina (Birmingham). Foi fundador e Presidente da BSR Group (Birmingham Sound Recording), fabricante de toca-discos individuais e automatizados. Morreu em seu lar adotivo, a Ilha de Man, em fevereiro de 1991.

O Instituto McDonald de Pesquisa Arqueológica, na Universidade de Cambridge, foi criado em 1990, devido à generosa caridade do Dr D M McDonald. Sua doação permitiu que a Universidade construísse e mantivesse laboratórios, salas de pesquisa além de auditório e biblioteca.

O diretor fundador do Instituto foi o Professor Colin Renfrew – Lord Renfrew de Kaimsthorn, posteriormente Professor Disney de Arqueologia no departamento de Arqueologia.

Apoio ao Instituto McDonald Triskeles.O Dr. McDonald escolheu o emblema do instituto em homenagem à Ilha de Man, seu lar adotivo. Os pés alados do Triskeles são os de Hermes e foram tirados de uma moeda Siracusa do século V.

John Young Sangster :: (1896 – 1977)

John Young Sangster era um industrial que se tornou figura impirtante na história da industria do motociclismo britânico. Ele ficou mais conhecido como Jack Sangster.

Nascido em Kings Norton, Birmingham, era filho de Charles Thomas Brock Sangster, um engenheiro. Estudo no Hurstpierpoint College, Sussex. Logo que saiu da escola, iniciou-se como aprendiz de engenheiro, tendo a carreira interrompida por conta da I Guerra Mundial. Durante a guerra, serviu pelo batalhão da cidade de Birmingham, no 14th Royal Warwickshire Regiment.

Em 1918, Sangster entrou na Cycle Components Manufacturing Company, da qual seu pai era diretor. Ele desenvolveu um pequeno carro de baixo custo e começou a produzi-lo. Mais tarde, o design do carro foi vendido à Rover Company em Coventry. Sangster foi então para a Rover, gerenciando a produção do modelo que se tornou o Rover Eight.

Em 1923, retorna à empresa de seu pai e, em 1930, é promovido a diretor adjunto. Em 1932 a Cycle Components entra em concordata. Sangster compra a maior parte das ações da companhia e inicia uma nova empresa chamada Ariel Motors. Ele reconstrói a companhia valendo-se do talento de designers e engenheiros como Edward Turner, Val Page e Bert Hopwood. Em 1944, Sangster vende a Ariel para a BSA, obtendo um lucro considerável.

Sagster vislumbra outra oportunidade de negócio, em 1935, ao comprar a Triumph Motorcycles, também à beira da falência. Ele traz Edward Turner e Bert Hopwood da Ariel para melhorar o alcance de seus produtos. O Speed Twin, com seus motores paralelos foi o progenitor de uma linha de motocicletas de sucesso da Triumph. Em 1951, vende a Triumph à BSA por £2.5 milhões (ele havia pago £50.000 por ela em 1935)

Sangster, em seguida, entra para a diretoria da BSA, tornando-se presidente da empresa em 1956 após uma série de desavenças com o antigo presidente, Sir Bernard Docker. Sagnster se aposenta da presidência em 1961.

Falece de câncer em 26 de março de 1977.

Roberto Marinho :: (1904 – 2003)

Nascido no Rio de Janeiro, Brasil, Marinho era presidente e fundador da maior emissora de Televisão do País, a TV Globo.

Ainda jovem, Marinho herdou o jornal O Globo, criado por seu pai em 29 de julho de 1925. Rapidamente, Roberto expandiu a empresa em uma série de emissoras de rádio de notícias, como a Rádio Globo e a CBN. Em abril de 1965, ele funda a Rede Globo de TV, que tornou-se a maior emissora do país e a terceira maior no mundo.

A Rede Globo cresceu substancialmente durante os anos 60 e 70. Com a produção de novelas, a emissora encontrou o caminho para o crescimento e passou a exportá-las para vários países. Atualmente, a Globo alcança uma influência política e social incalculável.

“Roberto Marinho tinha um fôlego excepcional. Mergulhou quase até os 84 anos e considerava o esporte uma espécie de terapia. Uma meditação em movimento. No mar, ele dizia que pensava melhor, e que as soluções para os problemas vinham na cabeça com mais clareza.

O Miss Globo foi o primeiro barco de Roberto Marinho. Era uma lancha rápida, pequena e usada para o mergulho. Depois, vieram o Arisco, um barco argentino, e o Tamarind, um iate a motor de 105 pés (32 m), construído em 1958, que permaneceu com o jornalista durante 33 anos. Com ele, Roberto Marinho viajou com a família e recebeu a visita de personalidades nacionais e internacionais, como a do ex-presidente americano, George Bush.

Aos 86 anos, Roberto Marinho atribuía sua saúde à opção por uma vida regrada e sem excessos. Em entrevista a correspondentes estrangeiros no Brasil, em janeiro de 1990, relatou que ainda fazia caça submarina e mergulhava sem aparelhos e oxigênio. Sobre a forma física dizia: “Decidi não fazer nada que pudesse prejudicar minha vida. Passei a não beber mais e a me exercitar muito. Não fumo, não passo noites sem dormir e tenho uma vida muito ativa”.

Em 2000, quase aos 100 anos de idade, Roberto Marinho ainda frequentava Angra dos Reis com a terceira mulher, Dona Lily. Seu lazer era embarcar no Tamarind e relaxar ao som de música clássica.”
Texto originalmente publicado no site da Globo.com. Veja a matéria na íntegra aqui: http://www.robertomarinho.com.br/vida/esportes/caca-submarina/tamarind.htm